5 de março de 2014

Reportagem | Festival de Inverno (dia 1)

A primeira edição do Festival de Inverno, promovida pela Music in my Soul, decorreu no fim de semana de 21 e 22 de fevereiro em duas carismáticas salas da capital: o Santiago Alquimista e o Teatro de Bairro.

Na impossibilidade de cobrir os concertos que foram repartidos por palcos de duas salas relativamente distantes, optámos na primeira noite pelas propostas para o Santiago Alquimista.

Nick Nicotine abriu a noite, perante um batalhão de fotógrafos, com a sua Mystical Orchestra reforçada com a presença de um segundo e ilustre baterista (Fred dos Orelha Negra). Tocando as canções de um percurso com meia dúzia de anos, compilado em "77☽13" pela Optimus Discos, a Nicotine's Orchestra transporta-nos para os trópicos com a sua música, que ao mesmo tempo mantém a energia das guitarras elétricas.

Todas as fotos (C) Luís Macedo

Com uma sala mais composta seguiu-se a atuação dos MESA, os cabeças de cartaz da noite. A banda que tem agora como vocalista Rita Reis, apresentou-se em formato trio, que pecou por demasiado minimalista, com um guitarra e João Pedro Coimbra ocupado entre teclados e bateria. Apostando nas canções de "Pés que Sonham Ser Cabeças" de 2013, visitam aqui e ali os sucessos de uma carreira com uma década, como "Luz Vaga" ou "Cedo o Meu Lugar". Rita Reis, dona de um grande potencial, combina talento, simpatia e boa presença em palco e aventura-se ainda numa versão de “Wuthering Heights” de Kate Bush.


Para o final estava reservada a atuação do cantautor Walter Benjamin que subiu ao palco com o suporte dos músicos cúmplices no projeto Tape Junk. Num registo folk rock intimista, Walter Benjamin partilhou com o público as suas aventuras por Londres entre canções. Destaque para "Airports and Broken Hearts" e "Johnny & Lucy", antes do encerrar de festa com a belíssima "We might never fall in love".

Sem comentários:

Enviar um comentário