12 de abril de 2014

Reportagem | You Can't Win, Charlie Brown ao vivo no Musicbox

Os You Can't Win, Charlie Brown regressaram aos palcos lisboetas, não para um, mas três concertos em noites seguidas no Musicbox. Foi a 22 de março que os YCWCB encerraram esta temporada com a sala lisboeta e com a premissa de percorrerem todos os seus trabalhos discográficos e juntarem ainda algumas covers.

Sem o nervoso miudinho da primeira noite ou o percalço da segunda, em que a falha de energia no Cais do Sodré os obrigou a terminar a noite em modo unplugged, os seis músicos abriram o espetáculo com "After December" e "Fall For You". As duas primeiras músicas no último álbum, que fizeram desde logo o público entrar num modo contemplativo da beleza das canções e das suas sublimes interpretações.

O concerto prosseguiu entre melodias mais introspetivas, muitas vezes alternadas com refrões épicos, preenchidos com harmonias vocais superiormente elaboradas. Destaque também para a capacidade multi-instrumentista dos músicos, num palco com uma enorme concentração de talento por metro quadrado.

Em "Green Grass #1", ouvimos a também belíssima voz de David Santos ganhar protagonismo. De seguida, a primeira cover da noite terá trazido à memória de muitos as noites em que a banda visitou o icónico Velvet Underground & Nico. A versão de "Run Run Run" dos YCWCB é também intensa, apesar de a guitarra elétrica passar para segundo plano, como acontece na maioria das composições originais da banda.


Fotos do concerto de 21 de março | (C) Luís Macedo

Mais à frente, o concerto teria um dos seus momentos altos com "Be My World", uma das obras-primas de "Diffraction/Refraction", seguida da mais dançável "Over The Sun / Under The Water", que teria o condão de elevar a participação do público a um outro nível.

Nova incursão em "Nico" se seguiria com "Heroin" com um final esmagador, antes da minimalista "The Song Below" do primeiro EP da banda em que a voz de Afonso Cabral vem ao de cima. O fim aproximava-se e "Natural Habitat", com o seu ritmo frenético, encerra em beleza a noite.

Depois da prova de fogo que foi o lançamento do segundo disco e que os YCWCB superaram com distinção, a banda voltou nestes três espetáculos a mostrar em palco uma grande capacidade de gerar empatia com o seu público.

Setlist
After December
Fall For You
Until December
I Wanna Be Your Fog
Shout
Green Grass #1
A While Can Be A Long Time
Run Run Run
Under
An Ending
Be My World
Over The Sun / Under The Water
Heroin
The Song Below
Sort Of
I've Been Lost
Natural Habitat

Sem comentários:

Enviar um comentário