4 de junho de 2014

Reportagem | Miguel Araújo ao vivo no CC Olga Cadaval - Sintra

Foi a 3 de maio que Miguel Araújo levou as suas Crónicas da Cidade Grande até à vila de Sintra, onde atuou na principal sala, praticamente com casa cheia. O músico que se lançou a solo em 2012, tem tido desde então uma ascensão meteórica, colocando os seus discos a solo nos tops de vendas e em paralelo levando a música mais festiva e também de enorme sucesso d'Os Azeitonas a todos os cantos do país.

Curiosamente, foi não muito longe da vila de Sintra (em Rio de Mouro) que Miguel Araújo deu o primeiro concerto do seu projeto a solo, em julho de 2012, num evento de entrada livre e numa altura em que os menos atentos o viam apenas como o músico de "Os Maridos das Outras". De 2012 para cá, a banda cresceu, a confiança redobrou e o talento, esse nunca faltou.

Fotos: Paulo Bico

O espetáculo iniciaria com a interpretação, a solo, da faixa introdutória do novo disco, que na sua simplicidade realça a beleza do timbre da voz do cantautor portuense. Seria depois apresentada uma sequência de canções que começou em versão quarteto, sendo acrescentados posteriormente violoncelo em "Canção de Salomão", vibrafone em "Matérias do Coração" e a secção de sopros com quatro elementos na interpretação de "Cartório".

Miguel Araújo rodeou-se ao longo destes dois anos de um conjunto de jovens e muito talentosos músicos, o que até contrasta bastante com o início mais solitário do projeto e da gravação do disco "Cinco Dias e Meio" e na transposição para o palco as canções beneficiam dos arranjos do diretor musical João Martins, que é também saxofonista da banda.


De seguida os sucessos do disco de estreia "Capitão Fantástico" e "Fizz Limão" animariam bastante uma plateia muito heterogénea no que diz respeito às faixas etárias. Miguel resgataria então "E Tu Gostavas de Mim", a composição que abrilhantou "Desfado" de Ana Moura e que foi também um dos momentos mais festivos da noite. Esta canção será uma das melhores amostras da capacidade de Miguel Araújo de escrever canções a puxar a um certo lado mais popular. 

Em "Valsa Redonda", canção que no disco é um dueto com Marcelo Camelo, há uma invulgar utilização da percussão e pela altura em que Miguel Araújo puxa da harmónica (na belíssima "Romaria das Festas de Santa Eufémia") é impossível não o ver como um Rui Veloso da sua geração, com a sensibilidade de também podemos comparar a Carlos Tê na capacidade de escrever letras que acabam por nos dizer algo. Viriam depois os agradecimentos, incluindo o destinado à sua editora "por ter apostado num disco tão... coiso", num dos raros momentos em que lhe faltaram os adjetivos. "Crónicas da Cidade Grande" pode, na minha opinião, ser adjetivado como um disco musicalmente simples, mas sincero.


Simples e de igual bom gosto é também o cenário em que o espetáculo é apresentado e que fecharia com o primeiro single do disco novo "Balada Astral", antes do encore com "Desdita", a incortonável "Os Maridos dos Outros" e a prazenteira "Autopsicodiagnose".

  Setlist
Cidade Grande I
José
Canção de Salomão
Matérias do Coração
Cartório 
Capitão Fantástico 
Fizz Limão 
E Tu Gostavas de Mim 
Reader’s Digest 
Valsa Redonda 
Recantiga
Romaria das Festas de Santa Eufémia
Contamina-me
Balada Astral

Encore 
Desdita 
Os Maridos das Outras

Sem comentários:

Enviar um comentário